quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sábado de Yoga em Copacabana

Queridos,
No dia 3 de outubro, nosso amigo e professor Roberto Werneck estará realizando uma manhã com hatha (pratica de Ashtanga) e bakti (Kirtan embalado pela voz maravilhosa do Peninha e seus convidados). O encontro acontecerá na RAMPA, um espaço novo e bacana que abriu a pouco em Copacabana. O local possui um café. A Xinha estará lá vendendo seus bolos e pães. O Kirtan é aberto a todos, praticante ou não de yoga.
.
"A idéia é reunir sempre que possível a nossa comunidade do yoga", Roberto Werneck

Maiores informações:

domingo, 27 de setembro de 2009

HORÁRIO DAS AULAS

Para ler click na imagem


YOGA
Atitude que brota do Espirito livre...
Namaste!

sábado, 19 de setembro de 2009

SARASWATI E HAMSA

SARASWATI
(literalmente: "Aquela que Flui")
.
Saraswati é a consorte do Senhor Brahma, o aspecto Criador da Trindade hindu. Como sua Shakti, ela simboliza as qualidades satvicas (equilibrio e pureza), necessárias à Sabedoria. Saraswati também simboliza a boca e a pureza da fala que confere poder a palavra proferida. É dito que ela mora na língua dos sábios, de onde flui como um rio, na forma de palavras puras que difundem o conhecimento espiritual. Por isso, ela é representada pela cor branca.
.
Saraswati é considerada a Deusa das Ciências, das Artes e da Sabedoria. Geralmente, é representada sentada ou em pé sobre um grande lótus (simbolo do conhecimento). Em seus quatro braços podemos ver os seguintes atributos:
.
Vina - instrumento musical que representa o som do OM
Livro - representando os quatro Vedas (escrituras sagradas)
Japamala - símbolo da disciplina da repetição do nome de Deus
Lotus - representando a pureza no conhecimento
.
Seu veículo é um cisne mitológico (HAMSA) que simboliza o discernimento, pois conta-se que, se a ele for oferecida uma mistura de água e leite, beberá apenas o leite.
.
Às vezes, é acompanhada de um pavão (vaidade), mostrando que ela dominou o orgulho oriundo do conhecimento mundano.
.
Segundo as tradições hindu, os animais são tão importantes na vida dos homens como dos deuses. Ligados ao mundo concreto e símbolos de fertilidade, eles estão presentes em diversos mitos; ora como montaria, ora como criaturas divinas representando um poder ou um siddhi...
O CISNE representa o alento da vida, a imensidão, a respiração cósmica. Encerra o principio fundamental e os segredos da Vida - HAMSA.
.
.
A realização no 5°Chacra é SOHAM ("Isso Eu Sou" - do sânscrito sah: "ele" ou, mais livremente, "isto" - e aham "eu").
No 6° Chacra, estas sílabas ficam invertidas HAMSA; Quando o yogue medita no atman ou o Ser em bindu (ponto que representa o infinito na silada AUM), este se torna conhecido como HAMSA (cisne, ave que pode voar para locais desconhecidos das pessoas comuns). Aquele que habita esta consciência é chamado PARAHAMSA.
.
À partir de hoje este espaço será dedicado a textos, fotos, pequenas mensagens, grandes mensagens e tudo o mais que tem a ver com Yoga (mesmo que remotamente).
Queremos que seja um espaço interativo, por isso divulguem e comentem, coloquem na sua lista de favoritos (junto do seu e-mail, do facebook e do twitter) e fiquem ligados, pois sempre haverá alguma coisa nova por aqui (mesmo que, de vez em quando, seja só a cor das letrinhas). :)
.
NAMASTE!